Na grande maioria são animais que possuem exoesqueleto (esqueleto por fora do corpo - ou casca), corpo dividido em 3 partes (cabeça, tórax e abdome ), 3 pares de patas (6 pernas), olhos compostos e 2 antenas.
Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra, possuem mais de 800 mil espécies conhecidas.
Existem aproximadamente 5 mil espécies diferentes de Odonata (libelinhas), 20 mil de Orthoptera (gafanhotos e grilos), 170 mil de Lepidoptera (borboletas), 120 mil de Diptera (moscas), 82 mil de Hemiptera (percevejos e afídeos), 350 mil de Coleoptera (besouros) e 110 mil de Hymenoptera (abelhas, vespas e formigas).
São artrópodes do Subfilo Hexapoda, da Classe Insecta.
A maioria dos insetos passa por vários estágios até chegar a fase do amadurecimento. As borboletas, por exemplo, passam por quatro fases: ovos, larvas, crisálidas e, por último, tornam-se adultas da forma como as conhecemos, com suas lindas asas coloridas e grandes.
Para entender um pouco mais das mudanças que ocorrem nos insetos assista esse vídeo onde o autor compara os insetos a Pokémons =D
Existem também, os insetos que vivem em comunidade, as formigas e as abelhas fazem parte desta categoria. Estas duas espécies são extremamente organizadas e dividas hierarquicamente (por funções). Nas colméias de abelhas, por exemplo, há a abelha rainha (responsável pela reprodução) e as operárias (que trabalham todo o tempo).
Outros tipos bem conhecidos são os insetos-folhas, que fazem parte da família das baratas e são encontrados facilmente nas áreas tropicais de nosso planeta. Este tipo de inseto costuma ficar imóvel durante o dia (usando a capacidade de mimetismo), saindo somente no período da noite para procurar alimentos. Entre eles, somente os machos é que possuem a capacidade de voar.
Da mesma família, fazem parte os insetos-gravetos, que se parecem com pequenos galhos de árvore e como camuflagem, possuem em seus corpos áreas esverdeadas que lembram musgos. Este atributo os torna capaz de se misturarem com a paisagem (árvores, plantas e folhas) da região em que habitam, e, desta maneira, eles podem enganar suas presas e predadores.
Os insetos são responsáveis pela manutenção da ordem no nosso ecossistema. Um exemplo clássico é o besouro rola-bosta, que incorpora as fezes de outros animais no solo, controlando por exemplo a proliferação da mosca-do-chifre que utiliza as fezes bovinas para se reproduzir. Ja imaginou você almoçando e aquele monte de moscas voando na sua sopa ?
Há quem pense que não, mas até as baratas tem sua importância pois devido ao seu hábito alimentar de aproveitar quase todos os detritos orgânicos realizam à reciclagem dos nutrientes, mas quando estão em certos locais (esgotos, lixões,...).
Nenhum comentário:
Postar um comentário